LEC | The Compliance Community | Curso de Compliance Anticorrupção EXTENSIVO
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Data

AOS SÁBADOS:
Início:
15/07/2017 (Turma 1A)
19/08/2017 (Turma 1B)
Término:
09/12/2017

Horário

Aos Sábados 
08h45 às 17h45

Carga Horária

40 horas

Local

Sede LEC
Av. Paulista, 1274 - 12º andar, conj. 32 - Ed. Asahi
Bela Vista - São Paulo / SP

Investimento

R$ 6.450,00, em até 12 vezes sem juros no cartão de R$ 537,50

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Curso de Compliance Anticorrupção EXTENSIVO

O CURSO

O Curso de Compliance Anticorrupção fornece subsídios teóricos e práticos para a implantação de um programa de Compliance, bem como o seu aperfeiçoamento. O curso também prepara os profissionais para atuarem na área de Compliance e áreas de apoio ao Compliance, bem como prestadores de serviços (advogados e consultores) que militarão nessa promissora área. 

Com o objetivo de capacitar os profissionais de diversos segmentos a enfrentar os principais desafios encontrados na área de Compliance, o curso é fundamentado no US Federal Sentencing Guidelines, na Lei Anticorrupção brasileira (12.846/13) e nas melhores práticas de compliance desenvolvidas por empresas multinacionais.

 

COMO FUNCIONA

O enfoque do curso é prático e possui uma carga horária de 40 horas, sendo ministrado de forma completa ao longo de 5 meses. Entretanto, por ter sido desenvolvido de forma modular, os alunos terão a possibilidade de iniciar o curso em qualquer dos módulos e complementar o curso de acordo com a sua disponibilidade e sem qualquer prejuízo de conteúdo nas turmas subsequentes.

 

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

• Curso pioneiro em compliance e integridade corporativa no Brasil.
• Abordagem prática e professores atuantes no mercado.
• Conteúdo abrangente e alinhado com as exigências da Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção CPC-A, idealizada pelo Lec Certification Board e operada em parceria com a FGV Projetos.
• Maior comunidade de compliance da América Latina.
• Sede na Av Paulista em frente ao metrô Trianon-Masp.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas:

• Jurídica
• Compliance
• Auditoria
• Controles Internos
• RH
• Finanças

 

OBSERVAÇÕES

• Almoço e estacionamento não estão inclusos no valor do curso.
• Realização sujeita a número mínimo de participantes. Para compras de passagem e hospedagem, pedimos a gentileza de aguardar a confirmação do curso.


Apoio

COMPLIANCE OVERVIEW / LEGISLAÇÕES ANTICORRUPÇÃO

Compliance Overview
• Relacionamento com os demais departamentos;
• Comunicação corporativa;
• Posicionamento funcional;
• Interdisciplinaridade;
• Cenários de evolução e amadurecimento da função; 

Legislações Anticorrupção
• Overview das principais legislações anticorrupção;
• FCPA;
• Lei 12846/13 – Apresentação da Lei e discussão de seus principais pontos. Impacto para a as empresas brasileiras;

Carga horária: 8 horas 
Datas: 15/07/2017 (Início Turma 1A) / 19/08/2017 (Início Turma 1B)
Período: 8h45 às 17h45 
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde 

 

SUPORTE DA ALTA ADMINISTRAÇÃO / RISK ASSESSMENT

Suporte da Alta Administração
Um programa efetivo de Compliance passa necessariamente pelo suporte incondicional da alta gestão das companhias, uma vez que a efetividade do programa depende de recursos financeiros e intangíveis corretamente alocados, compromisso do management e, sobretudo, independência e autoridade. Encontrar o equilíbrio entre o exercício da função de compliance e a operação da companhia é uma arte a ser desenvolvida. 

Risk Assessment
A avaliação de risco de um programa de Compliance deve ser baseada em uma avaliação completa dos riscos inerentes às práticas de suborno e corrupção, bem como demais políticas existentes, como conflito de interesses, lobby, doações, cortesias comerciais, interação governamental, etc. Por definição, a avaliação deve ser conduzida regularmente em todos os aspectos comerciais e operacionais das empresas, levando em consideração o ecosistema em que atua, o tamanho da empresa, o grau de comprometimento de parceiros, terceiros e fornecedores, bem como outras circunstâncias relevantes. A avaliação de riscos deve medir a probabilidade e gravidade de possíveis violações e deve identificar ações mitigantes, inclusive novas políticas e procedimentos.

Carga horária: 8 horas 
Data: 16/09/2017 
Período: 8h45 às 17h45 
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde 

 

POLÍTICAS E CONTROLES INTERNOS / AUDITORIA E MONITORAMENTO / COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

Políticas e Controles Internos
A elaboração de políticas alinhadas com o Código de Conduta é fundamental para a orientação de funcionários acerca das regras morais, comportamentais e operacionais a serem seguidas. A adequada estruturação de políticas diminui sensivelmente os riscos de gestão. Da mesma forma, a criação e aplicação de controles internos permite a constante correção de falhas procedimentais propiciando uma melhoria constante de produtividade, além de ser, ao lado das políticas, um guia comportamental para os colaboradores. 

Auditoria e Monitoramento
O monitoramento constante e a auditoria dão suporte ao programa de compliance de forma a medir a capacidade de certos controles e processos e propiciar mudanças positivas. A auditoria é o gatilho utilizado pelo departamento de compliance para efetuar a verificação procedimentalizada de fatos que podem gerar contingências às empresas. 

Comunicação e Treinamento
A comunicação e os treinamentos dão visibilidade ao programa de compliance e permitem que o profissional de compliance tenha contato direto com os demais setores da empresa interagindo com os colaboradores. Comunicar adequadamente é uma habilidade a ser desenvolvida pelo profissional da área. Os principais treinamentos a serem desenvolvidos pela área de compliance são os seguintes: Anticorrupção, Código de Conduta e Políticas Internas e Negociações com o Governo.

Carga horária: 8 horas 
Data: 21/10/2017 
Período: 8h45 às 17h45 
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde 

 

DUE DILIGENCE / INVESTIGAÇÃO E REPORTE / CRIMINAL COMPLIANCE

Due Diligence
Diversos casos recentes de FCPA – bem como o próprio Guidance de FCPA publicado pela SEC e DOJ – destacam a importância da realização da due diligence anticorrupção em operações de M&A. Mas não é só, existem diversos procedimentos de due diligence que podem e devem ser utilizados pelas empresas para reduzir os riscos de corrupção e propiciar um conhecimento sobre o status dos fornecedores e terceiros. 

Investigação e Reporte
Aprender a desenvolver um bom plano de investigação, utilizar as ferramentas corretas deve certamente fazer parte da função do compliance officer. Da mesma forma, o reporte adequado às autoridades quando necessário deve ser fundamentado nas legislações existentes, sempre de forma estruturada e levando em consideração as melhores práticas de mercado. 

Criminal Compliance
Entender a necessidade das companhias e a sua demanda relacionada ao direito criminal empresarial é fundamental para o profissional de Compliance. As recentes operações da polícia federal trazem à tona a necessidade de a companhia ter um interlocutor com conhecimento do negócio e responsabilidade para interagir em situações de crise. O modulo de criminal compliance trará aspectos específicos sobre Busca e Apreensão e medidas preventivas relacionadas à área de compliance.

Carga horária: 8 horas 
Data: 25/11/2017 
Período: 8h45 às 17h45 
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde 

 

COMPLIANCE DIGITAL E CASOS PRÁTICOS

Compliance Digital
A evolução tecnológica alterou definitivamente os padrões culturais da sociedade contemporânea. Vivemos hoje a era da cibercultura, fortemente marcada pelas tecnologias digitais. O ordenamento jurídico vem se adaptando para recepcionar essa nova realidade, com iniciativas como o Marco Civil da Internet, a Lei Carolina Dieckmann e o Antreprojeto de Lei de Proteção a Dados Pessoais. Conhecer as novas regras é fundamental para garantir a legalidade de procedimentos de investigação e implementação de controles internos. 

Casos Práticos
Entender e discutir os casos recentes de compliance é ter uma noção real e prática do que acontece ao redor do globo e poder utilizar como base para a implementação de melhorias em seu próprio programa de compliance.

Carga horária: 8 horas 
Data: 09/12/2017 
Período: 8h45 às 17h45 
Intervalos: coffee break manhã, almoço e coffee break tarde 

ALESSANDRA GONSALES

ALESSANDRA GONSALES

Sócia Fundadora da LEC e Sócia de Compliance do W. Faria Advogados.

Graduada em Direito pela PUC-SP; Pós-Graduada em Direito Empresarial pela PUC-SP; Mestre em Direito Comercial, tendo conduzido suas pesquisas na Universidade de Harvard – Boston/EUA e MBA pela FGV/SP. Professora de Cursos da LEC e de Pós-Graduação na área de compliance. Palestrante em eventos nacionais e internacionais e autora de diversos artigos sobre compliance anticorrupção e financeiro.

ALEXANDRE SERPA

ALEXANDRE SERPA

Diretor de Compliance na CVS Health (Drogaria Onofre)

Há sete anos atuando em Compliance é um profissional com 17 anos de experiência nas áreas de governança corporativa (Compliance, Auditoria, Gestão de Riscos e Controles Internos) em empresas de Consultoria, Indústria Farmacêutica (Brasil e Suiça) e Varejo Farmacêutico. Graduado em Ciências da Computação pela UNESP e pós-graduado em Adm de Empresas pela FGV. Certificado em Investigação de Fraudes (CFE – Certified Fraud Examiner) e em Compliance e Ética (CCEP – Certified Compliance and Ethics Professional).

CARLOS AYRES

CARLOS AYRES

Sócio de Compliance do escritório Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados

Sócio de Compliance do escritório Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados, Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP) e Professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (GVlaw). Bacharel em Direito pela PUC/SP, LL.M em Comparative Law pela University of Florida e Especialista em Direito Tributário pela GVlaw. Trabalhou no escritório Baker & McKenzie em Chicago/EUA entre 2009 e 2010 e, no segundo semestre de 2010, atuou na divisão de Enforcement da U.S. Securities and Exchange Commission em Washington, D.C./EUA. Autor de diversos artigos sobre corrupção e Compliance publicados no Brasil e no exterior.

DANIEL SIBILLE

DANIEL SIBILLE

Diretor de Compliance LATAM da Oracle

Advogado especialista em Compliance e Combate a Fraudes, atualmente é Diretor de Compliance LATAM da Oracle, empresa norte-americana com presença em 145 países e líder mundial no mercado de IT. Graduado pela Universidade presbiteriana Mackenzie e Pós Graduado em Direito Civil e Direito Empresarial. É professor do Curso curso de Pós Graduação de Gestão de Riscos de Fraudes da FIA, Coordenador do Curso de Preparatório de Compliance da LEC e Idealizador e co-fundador da Revista LEC – Legal, Ethics and Compliance.

FERNANDO PALMA

FERNANDO PALMA

Sócio da Compliance Total

Possui 20 anos de experiência na área Jurídica, sendo os últimos 8 anos voltados exclusivamente para a área de Compliance, tendo atuado em posições de liderança em multinacionais como Walmart Stores, Inc., Archer Daniels Midland (ADM) e Stryker Corporation. Palma é membro desde 2011 da SCCE Society of Corporate Compliance and Ethics, onde no mesmo ano recebeu o título CCEP – Certified Compliance and Ethics Professional, e também membro do Conselho de Compliance do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo, além de Professor do Curso para a formação de compliance officers da LEC – Legal, Ethics & Compliance.

GIOVANNI FALCETTA

GIOVANNI FALCETTA

Sócio de Compliance do escritório Tozzini Freire Advogados

Giovanni Falcetta é sócio da área de compliance do escritório TozziniFreire e Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP. Giovanni é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica– PUC/SP, mestre em Direito Privado Europeu pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e participou ativamente das discussões envolvendo a tramitação e regulamentação da Lei Anticorrupção brasileira.

BRUNO MAEDA

BRUNO MAEDA

Sócio no escritório Trench, Rossi e Watanabe

Sócio do grupo de compliance do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, em São Paulo. Coordenador do Comitê Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp). Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LL.M. pela London School of Economics and Political Science, Reino Unido. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Trabalhou no escritório de Baker & McKenzie em Londres entre 2005 e 2006.

CLAUDIO SCATENA

CLAUDIO SCATENA

Head de Riscos e Compliance - Estapar Estacionamentos

Claudio Scatena é formado em Comunicação e Marketing pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Tem 10 anos de experiência em Ética e Compliance, desde quando, em 2007, se juntou ao Grupo AES Brasil, subsidiária da AES Corporation, grupo norte-americano na indústria de energia, onde atuou como Gerente de Compliance, liderando as Investigações Internas, o Comitê de Ética e o Programa de Treinamento e Comunicação de Compliance, até fevereiro de 2017.

Antes da AES, ele trabalhou por 3 anos no Instituto Ethos, uma ONG no ramo de Responsabilidade Social, Ética e Sustentabilidade. Claudio iniciou sua carreira em Marketing em empresas multinacionais - 10 anos de experiência em Marketing, Vendas e Trade Marketing na Johnson & Johnson Divisão Consumo e depois na Parmalat.

Em março de 2017, ingressou na Estapar Estacionamentos como Head de Risco e Compliance com o desafio de estruturar o Programa de Gestão de Riscos e Compliance da empresa.
Além disso, Claudio é estudante de Direito na Universidade Paulista (UNIP).

LEONARDO VIEGAS

LEONARDO VIEGAS

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Multivix

Leonardo Viegas foi um dos fundadores do IBGC, membro de seu conselho de administração em 3 mandatos e coordenador das Jornadas Técnicas do Instituto ao exterior. Participou da elaboração dos quatro últimos Códigos das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC. Atualmente preside o Conselho de Administração do Grupo Multivix. É membro do Private Sector Advisory Group, órgão do Banco Mundial, credenciado como Master Trainer em governança corporativa pelo IFC. Formado em engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação nas Universidades de Berlim, Harvard e Yale.

BRUNO BECKER

BRUNO BECKER

Pesquisador do Núcleo de Direito, Economia e Governança FGV Direito SP

Pesquisador do Núcleo de Direito, Economia e Governança na FGV Direito SP e responsável pela área de Direito da Concorrência do escritório Souto Corrêa Cesa Lummertz e Amaral Advogados. Doutorando em Direito Comercial pela USP e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi advogado na área de Direito da Concorrência do BMA. Diretor da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS).

DAVI TANGERINO

DAVI TANGERINO

Sócio do escritório Trench, Rossi e Watanabe

Davi Tangerino atua há mais quinze anos como criminalista, tendo sido assessor de Ministro do Supremo do Supremo Tribunal Federal. É sócio de Trench Rossi Watanabe Advogados e professor da Escola de Direito de São Paulo (FGV) e da UERJ. Integrou o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária no biênio 2012-2014. É membro do Instituto dos Advogados do Brasil, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP) e do Deutsch-Brasilianische Juristenvereinigung. Escreveu livros e artigos científicos, no Brasil e no Exterior.

MARILZA M. BENEVIDES

MARILZA M. BENEVIDES

Docente e Orientadora no MBA em Gestão de Riscos e Compliance na Trevisan Escola de Negócios e Fundação Álvares Penteado (FECAP)

Advogada e profissional de Compliance e Ética Certificada (CCEP) pela “Society of Corporate Compliance & Ethics” (SCCE), EUA, tendo atuado por mais de 20 anos em empresas multinacionais, principalmente em funções de gestão jurídica e de Compliance, com destaque para sua atuação como Diretora Jurídica das empresas do Grupo PepsiCo no Brasil, onde atuou por dezenove anos. Foi Vice-Presidente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e Diretora da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes). Sua formação abrange especialização em Direito do Consumidor (PUC/SP), curso de gestão empresarial (BSP) e de gestão jurídica (FGV/SP), além de cursos diversos na área de Governança Corporativa, com destaque para o de formação de conselheiros de administração, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ao qual é associada e membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos Corporativos e da Comissão Jurídica. É docente e orientadora de “Gestão de Riscos de Compliance”, no MBA em Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan Escola de Negócios e da Fundação Álvares Penteado (FECAP). Autora de diversos artigos publicados e co-autora do artigo “Os 9 passos essenciais para fortalecer o compliance e a governança corporativa nas empresas” publicado na Harvard Business Review. e organizadora e coautora do livro “Governança Corporativa em Foco”. É membro do Comitê de Compliance do IASP e da Comissão Anticorrupção e Compliance da OAB/SP. É sócia do Moreno & Candeloro Advogados Associados onde atua como líder da área de Governança Corporativa e Compliance.

KARLIS NOVICKIS

KARLIS NOVICKIS

Gerente Jurídico Senior na América Latina na Whirlpool

Advogado formado pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduado em Direito pela PUC/SP e pela Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal, e em Administração de Empresas e Negócios pelo Insper/SP. Especialista em Compliance & Ethics, pela Society of Corporate Compliance & Ethics dos EUA. Oficial da reserva do Exército Brasileiro. Atualmente exerce as funções de Gerente Jurídico Senior da Whirlpool para a América Latina, e de Professor nos Cursos de Compliance da LEC e da Insper/SP.

DENIS JACOB

DENIS JACOB

Diretor Global de Compliance na Becton Dickinson

Denis Jacob é o Diretor Global de Compliance da Becton Dickinson, empresa líder no segmento de dispositivos médicos, sendo responsável pelo programa global de compliance anticorrupção e antissuborno. 
Antes de assumir sua posição atual, gerenciou o departamento de Compliance para a região América do Sul na Covidien (adquirida pelo grupo Medtronic em 2015). 
Trabalhou anteriormente na Becton Dickinson por quatro anos como Gerente Corporativo de Auditoria Interna, liderando diversos projetos internacionais com escopo financeiro, operacional e forense (incluindo investigações de ética e compliance). 
Sua experiência profissional inclui ainda uma passagem pela Deloitte conduzindo projetos de auditoria externa em empresas multinacionais de capital aberto nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque (NYSE).

FLAVIO SEREBRINIC

FLAVIO SEREBRINIC

Head de Gestão de Riscos, Compliance, Controles internos e Auditoria na Hypermarcas S/A

– Head das áreas de Gestão de Riscos, Compliance, Auditoria Interna e Controles Internos da Hypermarcas S.A.;
– 12 anos em consultoria com foco em gestão de riscos e compliance (ICTS-Protiviti) e 7 meses em consultoria estratégica (McKinsey & Company) trabalhando para grandes empresas, líderes de diversos setores, como varejo, bens de consumo, utilities, recursos naturais, logística, saúde, etc;
– Experiência internacional adquirida em projeto de 12 meses na China e projetos de curta duração em outros países;
– Graduado em Administração de empresas (ESPM), MBA em Gestão de Projetos (FIA-FEA/USP) e MBA em Governança Corporativa (FIPECAFI/IBGC)
– Professor do MBA de Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan – Escola de Negócios – e palestrante em diversas instituições sobre os temas Gestão de riscos e compliance.

PALMARINO FRIZZO NETO

PALMARINO FRIZZO NETO

Diretor Jurídico na Hi Happy Brinquedos

Palmarino Frizzo Neto é atualmente diretor jurídico estatutário da Hi Happy Brinquedos, tendo desenvolvido a sua carreira por grandes empresas, como diretor jurídico nas empresas Rossi Residencial e Wal-Mart.

WAGNER GIOVANINI

WAGNER GIOVANINI

Diretor de Compliance na Compliance Total

Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão Ambiental, Black Belt na metodologia Six Sigma e Máster Coach formado pela Integrated Coaching Institute. Militou por diversos anos na área de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, tendo sido Diretor Técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG) e atuado como juiz do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) de 2004 a 2012. Atuou na Siemens por 29 anos, dos quais 8 como Diretor de Compliance e, atualmente, é sócio fundador da Compliance Total. É co-autor do Livro Ética Empresarial, publicado pela FNQ em 2011 e autor do Livro Compliance – Excelência em Prática, publicado em 2014.

THIAGO JABOR PINHEIRO

THIAGO JABOR PINHEIRO

Sócio da área de Compliance e Ética Corporativa na Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados

Sócio da área de Compliance e Ética Corporativa do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados. Assessora clientes em questões de integridade corporativa, compliance anticorrupção, investigações e ações governamentais, e gestão de crises corporativas. Tem experiência com programas de integridade, investigações internas, auditorias e avaliações de risco internas e de terceiros, prevenção à lavagem de dinheiro, e processos administrativos punitivos nos mercados financeiro e de capitais. É Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília, e Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School.

ANDRÉ MARQUES GILBERTO

ANDRÉ MARQUES GILBERTO

Sócio na área de Direito Concorrencal & Público na CGM Advogados

André Marques Gilberto é mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sócio de CGM Advogados na área de Direito Concorrencial & Público, com vasta experiência em compliance, especialmente em temas envolvendo direito administrativo, concorrencial e anticorrupção. Reconhecido por Chambers Latin America como um “leading practioner” no Brasil nas áreas de Direito Concorrencial (desde 2007) e Público (desde 2013). Vencedor do prêmio ILO Client Choice Awards em Direito Concorrencial (em 2011, 2012 e 2014). Autor de “Processo Antitruste Sancionador”, Lex, 2011; organizador e co-autor de “Concentração de Empresas no Direito Antitruste Brasileiro: Teoria e Prática dos Atos de Concentração”, Editora Singular, 2012; co-autor de “Competition Law and Practice: a Review of Major Jurisdictions”, CMP, 2009; co-autor de “Antitrust in Emerging and Developing Countries”, Concurrences/NYU Law, 2015.

EMERSON SIÉCOLA DE MELLO

EMERSON SIÉCOLA DE MELLO

Advogado especialista em compliance, sócio da INTEGRITY BR

Experiência profissional de mais de 26 anos, 17 dos quais dedicados à implantação de programas de compliance e gerenciamento de riscos corporativos, atividades de ouvidoria e negócios sustentáveis no mercado financeiro nacional e de assessoria e consultoria a empresas, bem como vivência e relacionamento com entidades reguladoras e supervisoras. 
Docente, palestrante e instrutor especialista sobre temas de governança, compliance e gerenciamento de riscos corporativos – GRC. 
Membro do Instituto Compliance Brasil – ICB, Comissão de Estudos de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, Comissão de Compliance e Anticorrupção da OAB/SP e Grupo de Trabalho de Ética e Governança Corporativa da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, São Paulo.

VALDINEI DONIZETE SILVA

VALDINEI DONIZETE SILVA

Gerente Executivo Chefe - Área de Controles Internos e Compliance do Grupo Bradesco Seguros

Formado em Economia, MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Seguros pelo IBMEC, Pós Graduação em Seguros e Previdência pela FIA, Técnico em Contabilidade e Certificações Técnicas.

Mais de 25 anos de experiência no Mercado Segurador atuando em atividades de Compliance, Controles Internos, Gestão de Riscos, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Prevenção a Fraudes, Gestão de Conduta Ética e Anticorrupção, Governança Corporativa Segurança da Informação  e  PCN- Plano de Continuidade de Negócios.

Desde de 2004 é membro/fundador da Comissão de Controles Internos, Compliance da CNSeg, e Vice Presidente da Comissão de Controles Internos da FenaCap,  membro do Comitê de Governança do IRB Brasil Resseguros , membro dos Comitês de Governança e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro do Grupo Bradesco Seguros.  Professor do módulo de Técnicas e Detecção de Fraudes  em Seguros da Pós Graduação em Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance da FIA- Fundação Instituto de Administração Professor das matérias de Governança Corporativa e Controles Internos  no MBA de Gestão de Riscos e Seguros da ESN- Escola Nacional de Seguros, professor de diversas matérias no Curso de Extensão Universitária de Controles Internos e Compliance da ESN-(FUNENSEG), Instrutor no Curso de Compliance Financeiro da LEC - Legal Ethics  Compliance.

O curso para formação de Compliance Officers, promovido pela LEC, tem sido fundamental para o aprimoramento dos conceitos relacionados à GRC (Governança, Riscos e Compliance), consolidando os meus conhecimentos. Interagir com os profissionais, tanto os experientes quantos os que estão em início de carreira em Compliance, tem sido uma experiência única que, além de proporcionar troca de ideias, amplia o meunetworking. A LEC aborda de forma direta e objetiva os problemas e as soluções que envolvem os riscos de Compliance nas organizações. Os instrutores são altamente qualificados e despertam nossa visão sistêmica por meio de exercícios práticos e discussões para incentivar os participantes na busca de soluções aos desafios do Compliance Officer. Concluirei esse treinamento convicto de que o investimento vale à pena. Recomendo e espero ser convidado para participar dos próximos eventos!
Valmir Fernandes
Valmir Fernandes
Auditoria interna na Yamaha Motor do Brasil Ltda
Tive a imensa satisfação pessoal e profissional em participar do Curso de Formação de Compliance Officer, oferecido pela LEC. Não tenho dúvidas de que ali estavam os melhores profissionais empenhados em disseminar seus conhecimentos aos alunos, e que também o conteúdo programático correspondeu aos temas propostos e estavam de acordo com a atual realidade nacional e internacional. Estou contente por fazer parte da 1ª turma da LEC neste curso. A experiência foi extraordinária e inesquecível, pois ganhei conhecimento, fiz colegas e expandi meu portfolio profissional. Parabéns a LEC e a todos os profissionais envolvidos na organização do curso.
Daniel Barbosa
Daniel Barbosa
Internal Auditor na Komatsu Forest Ltda
Participar do Curso de Formação de Compliance Officer foi uma enorme oportunidade de aperfeiçoamento técnico, além da possibilidade de formação de uma rede de contatos de primeira linha, direcionados ao tema. O grupo de instrutores são o ponto chave do curso, à medida em que tratam-se de profissionais de renome no mercado, atuantes e influentes, e que não pouparam esforços para compartilhar seu conhecimento e experiências. Os palestrantes de cada módulo agregaram muito a cada tema proposto, trazendo para a base conceitual, resultados práticos aplicados. Foram 07 meses de convivência que com certeza marcaram a vida profissional de todos os participantes desta primeira turma, e no meu caso específico, um curso que superou em muito as minhas expectativas e que deixará saudades. Um marco para a área de Compliance no Brasil!
Esttela Maria Berri
Esttela Maria Berri
Depto de Gestão de Riscos e Controles Internos na fundação Copel
MODALIDADE QUANDO DURAÇÃO INVESTIMENTO
Aos Sábados
(Presencial)
AOS SÁBADOS

15/07/2017 (Início Turma 1A)
– Compliance Overview
– Legislações Anticorrupção

19/08/2017 (Início Turma 1B)
– Compliance Overview
– Legislações Anticorrupção

16/09/2017
– Suporte da Alta Administração
– Risk Assessment

21/10/2017
– Políticas e Controles Internos
– Auditoria e Monitoramento
– Comunicação e Treinamento

25/11/2017
– Due Diligence
– Investigação e Reporte
– Criminal Compliance

09/12/2017
– Compliance Digital
– Casos Práticos
08h45 às 17h45 Módulo I
R$ 1.290,00

Demais módulos:
R$ 1.590,00

Curso completo:
R$ 6.450,00, em até 12 vezes sem juros no cartão de R$ 537,50
Intensivo
(Presencial)
DIARIAMENTE
(de 22/05/2017 a 02/06/2017)

22/05/2017
– Compliance Overview
– Suporte da Alta Administração

23/05/2017
– Legislações Anticorrupção

24/05/2017
– Risk Assessment

25/05/2017
– Compliance Digital

26/05/2017
– Due Diligence

29/05/2017
– Auditoria e Monitoramento

30/05/2017
– Comunicação e Treinamento
– Criminal Compliance

31/05/2017
– Investigação e Reporte

01/06/2017
- Políticas e Controles Internos

02/06/2017
- Casos Práticos
 
18h45 às 22h45 R$ 6.450,00, em até 12 vezes sem juros no cartão de R$ 537,50